Dicas

Como os anos de lançamento afetam os modelos de carro?

Escrito por RockContent

Independentemente do cenário em que você compre o carro, ele sofrerá desvalorização. Essa é uma verdade inalterável do mercado automotivo. Pensando nesse dilema, compilamos os prós e contras dos modelos de carro adquiridos nas três seguintes situações: lançamento, série especial e saindo de linha. Confira:

Lançamentos

A aquisição de um lançamento é uma escolha que deve ser bem pensada. Compreenda:

Vantagens

  • Tecnologia: considerando a alta competitividade do mercado nacional, a cada geração as montadoras se veem pressionadas a oferecer melhorias condizentes com as disponíveis no mercado europeu. Itens cada vez mais presentes são conveniências como centrais multimídias, mimos como ventilação no banco do motorista e sistemas de parada e partida inteligente do motor. Um bom exemplo dessa tendência é o Hyundai Creta, cujo modelo mais recente conta com todos os itens citados.

  • Flexibilidade para vender: maior valor e melhor estado de conservação, já que o carro é praticamente novo.

  • Longa garantia: 5 anos para os modelos Hyundai.

  • Status: dirigir um veículo no auge de seu prestígio é a certeza de inúmeras viradas de pescoço no trânsito, vindas de outros proprietários e curiosos.

Desvantagens

  • Desvalorização considerável: queda imediata de 10 a 15% do valor tão logo o carro sai do pátio da concessionária

  • Regulamentação cara: gastos que superam R$ 1.000 em burocracias documentais, uma fortuna quando comparada com o valor aproximado de R$ 120 da taxa de transferência de um seminovo.

  • Precificação: comum em grandes lançamentos, quando a demanda supera a oferta, resulta na prática de sobrepreço ou ágio.

  • Defeitos de primeiro lote: as vezes é necessário o recall por falha de componentes. Modelos com mais de um ano após o lançamento chegam nas lojas isentos dos problemas observados nas primeiras levas.

  • Seguro alto: por ser um veículo inédito, as seguradoras não têm um histórico que aponte o comportamento do perfil de motorista do modelo. Essa carência estatística resulta em maior valor na hora da cotação.

Série comemorativa e/ou especial

A depender da sua necessidade, esses modelos podem ser excelentes negócios. Entenda:

Vantagens

  • Carro completo por preço melhor: modelos assim contam com listas de equipamentos bastante “gordas”, com inúmeros itens de perfumaria — acessórios estéticos, estofamento em couro, entre outros.

  • Futuros compradores: se o modelo tiver potencial de se tornar um clássico, a exclusividade justificada no número limitado de versões torna o carro mais interessante aos olhos dos colecionadores.

Desvantagem

A única desvantagem real deste caso é que ao longo dos anos a desvalorização equaliza o preço do seu exclusivo aos outros modelos menos equipados. Assim, percebe-se uma maior desvalorização real do produto.

Modelos de carro saindo de linha

Conclusão que depende da relação entre a necessidade de ter o modelo mais atual e o custo-benefício de uma geração prestes a sair de produção. Veja:

Vantagens

  • Custo-benefício inegável: modelos saindo de linha ou prestes a receber reestilização sempre vem acompanhados de excelentes promoções. Carros bem equipados com descontos generosos que visam desovar a versão antiga dos pátios das montadoras.

  • Peças: se o veículo for de fabricação nacional ou do circuito Mercosul, a oferta de peças continuará estável e acessível.

  • Seguro baixo: carros que estão saindo de linha possuem amplo cadastro de segurados, com muitas estatísticas que colaboram na cotação de um seguro mais barato.

Desvantagens

  • Desvalorização potencializada: tanto pela chegada quanto pela ausência de uma nova geração.

  • Defasagem: novos modelos contam com avanços estéticos e estruturais, fazendo com que a geração antiga fique obsoleta em aparência e, muitas vezes, na engenharia.

A conclusão varia. Caso para você seja essencial estar em sintonia com o que há de mais novo no mercado, os lançamentos são insuperáveis. Já se não for um problema esperar um pouco mais, aguardar por uma versão enxuta pode render um melhor negócio.

Curtiu esse compilado de informações a respeito dos modelos de carro? Então não esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram! Dessa forma você sempre estará antenado nas melhores dicas do mundo automotivo.

 

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This