Carros

Farol amarelado: saiba como limpar para devolver o brilho

Grande Coreia
Escrito por Grande Coreia

Um dos sinais mais evidentes do uso frequente do automóvel é o farol amarelado. Quando o carro está novo, a lente do farol é tão transparente que é possível ver detalhes internos da peça. Aos poucos, a lente perde a transparência, deixando o carro com aspecto de velho.

Mais ainda: o farol amarelado dificulta a passagem da luz, prejudicando sensivelmente a eficiência do sistema de iluminação do automóvel. Em casos extremos, perde-se muito a segurança ao dirigir à noite.

Para não passar por isso, descubra agora como deixar o farol do seu carro brilhando. Vamos lá?

Causas do farol amarelado

Antigamente, os faróis dos carros eram produzidos em vidro. Esse material dificilmente perdia a transparência. Por outro lado, causava sérios ferimentos em atropelamentos. Além disso, o vidro é mais difícil de ser reciclado, causando sérios danos à natureza.

A solução para isso foi substituir o vidro pelo policarbonato, um tipo de plástico fácil de ser moldado, reciclado e que não é cortante como o vidro. Porém, ele é mais sensível às intempéries.

Portanto, se seu carro pega muito sol forte, chuvas ácidas e variações bruscas de temperatura, provavelmente o farol ficará amarelado com o tempo. Outro fator que influencia no amarelamento é a alta temperatura das lâmpadas.

Materiais para tirar o amarelado do farol

Para o processo de limpeza do farol amarelado, você precisará dos seguintes itens:

  • lixa d’água bem fina. De preferência a nº 1100 ou maior;

  • massa de polir nº 2;

  • estopa nova e limpa;

  • pano limpo e seco;

  • balde, água, bucha e detergente neutro.

Repare que todos os materiais utilizados são fáceis de serem encontrados. A lixa e a massa de polir você encontra em lojas de tintas e ferramentas ou de peças automotivas. Os demais são facilmente comprados em supermercados.

Procedimento passo a passo

Com todos os materiais necessários separados, é hora de colocar a mão na massa. Veja como!

1. A limpeza

O primeiro passo para tirar o efeito de velho do farol é limpá-lo. Para isso, utilize água, bucha e detergente neutro. Procure tirar o máximo de sujeira possível e enxágue bem. Uma dica é utilizar o balde para não desperdiçar água.

2. O lixamento

O próximo passo é lixar a superfície do farol para retirar a camada da lente que sofreu os danos do tempo. Para isso, use a lixa d’água. Nessa etapa você precisa ter bastante cuidado. É necessário manter o farol e a lixa sempre molhados para evitar riscos. E não use a força ou poderá danificar a lente. Fique atento também para não esbarrar a lixa na lataria do carro.

Depois de aproximadamente 10 minutos lixando cuidadosamente cada farol, seque-o com o pano seco e limpo. Você notará que os faróis ficaram com aspecto esbranquiçado e embaçado. Porém, não se assuste. Isso é esperado.

3. O polimento

Com os faróis lixados limpos e secos, chegou a hora de dar brilho a eles. Para isso, espalhe a massa de polir nº 2 sobre toda a lente do farol e aguarde alguns minutos. Depois, esfregue bastante com a estopa, fazendo movimentos circulares.

Nesta etapa, também não há necessidade de fazer força. Novamente, tenha atenção para não atingir a lataria e causar riscos. Depois de polir, lave o farol novamente e veja o resultado. Certamente, o farol amarelado agora está transparente e brilhante.

Manter os faróis transparentes deixam o carro com aspecto de novo e também proporciona mais segurança ao dirigir à noite. Portanto, não deixe de tomar esses cuidados.

O que achou desse passo a passo para ficar livre do farol amarelado? Já usou no seu carro ou conhecia o processo? Sabe de alguma outra maneira para resolver esse problema? Compartilhe conosco e com os demais leitores. Deixe seu comentário!

 

Sobre o autor

Grande Coreia

Grande Coreia

Deixar comentário.

Share This