Carros

Luzes do painel do carro: quais são e o que representam?

Grande Coreia
Escrito por Grande Coreia

Algumas pessoas se desesperam quando uma das luzes do painel do carro se acende. Outras, nem se ligam nesse “detalhe” e continuam a rodar normalmente. A verdade é que alguns desses avisos são normais e ajudam na direção, mas outros são sinais de falhas que podem causar quebra mecânica e até acidentes de trânsito.

Se você tem dúvidas sobre esses avisos, neste post mostraremos como identificá-los e, principalmente, o que eles significam. Daremos exemplos das principais luzes que podem aparecer no seu painel. Não deixe de ler!

Como identificar as luzes do painel do carro?

Cada modelo de carro tem um painel específico, com luzes de aviso diversas. Geralmente, quanto mais moderno, mais sinais luminosos ele mostrará. Para saber o que todos eles significam, é preciso consultar o manual do proprietário de seu veículo.

Porém, há uma maneira simples de identificar a gravidade de um aviso luminoso no painel. Eles seguem um padrão de cor, sendo geralmente:

  • luzes azuis ou verdes;

  • luzes amarelas ou alaranjadas;

  • luzes vermelhas.

As azuis e verdes servem apenas para avisar que algum item do veículo está acionado. Já as amarelas ou alaranjadas indicam que há alguma falha em um componente ou sistema, mas que não impede o carro de chegar até o local adequado para resolvê-la.

As luzes vermelhas, no entanto, são preocupantes. Se uma delas se acender com o carro funcionando, o melhor é encostar e solicitar socorro mecânico, pois indicam um problema grave, que pode comprometer o veículo ou a sua segurança em um curto espaço de tempo.

Quer alguns exemplos? Abaixo mostraremos sete das luzes mais importantes e mais comuns que aparecem nos painéis dos carros. Confira!

Bateria

A luz de bateria é vermelha e seu símbolo é uma bateria com sinais de positivo e negativo. Ela se acende ao dar a partida e deve apagar após alguns segundos. Caso permaneça ou acenda com o carro em movimento, é sinal de que pode haver problemas no sistema elétrico.

Freios

A luz vermelha que fica acesa enquanto o freio de estacionamento (ou “de mão”) está em uso, também representa o sistema de frenagem. Se ela continuar acionada após o freio de mão ser solto, há algum problema comprometendo o funcionamento dos freios. Portanto, pare o carro e solicite ajuda mecânica.

Óleo do motor

Outra luz vermelha comum é a de óleo do motor, representada por uma almotolia (recipiente para óleo). Ela também é acionada ao dar a partida e deve apagar imediatamente. Se acender em outra situação, pare o carro, pois pode haver problemas na lubrificação do motor. Lembre-se, motor que funciona sem óleo pode estragar definitivamente.

Temperatura do motor

Também em cor vermelha e representada por um termômetro, essa luz se acende quando o motor está excessivamente quente, indicando que o sistema de refrigeração pode não estar funcionando. Assim, o melhor é parar o carro e chamar um guincho.

Combustível

A luz amarela, com uma bomba de abastecimento como símbolo, indica que o combustível do carro está na reserva. Assim, se ela acender, é hora de abastecer. Porém, o ideal é não deixar nunca chegar a esse ponto, pois o nível baixo pode causar problemas na bomba de combustível e em outros componentes.

Injeção eletrônica

O aviso da injeção eletrônica é amarelo ou alaranjado, com um motor como símbolo. Ele acende ao girar a chave na ignição e apaga após alguns segundos. Se permanecer aceso durante o funcionamento do carro ou começar a piscar, algum problema foi encontrado pelo sistema e o veículo deve ser levado a uma oficina capacitada para fazer a leitura da central com um scanner.

Luzes externas

O acionamento de luzes e dos faróis do carro também é mostrado por avisos no painel. O das setas e do pisca-alerta, por exemplo, são informados por luzes verdes intermitentes. Já o do farol alto é demonstrado por um aviso azul.

As luzes do painel do carro são a forma como o veículo se comunica com o motorista, informando sobre problemas, falhas ou o acionamento de itens mecânicos. Saber diferenciá-las e o que elas representam, portanto, é de extrema importância. Somente assim você terá as informações para adotar os cuidados necessários e manter a segurança e a conservação do seu veículo, sem sustos.

Este post foi útil para você? Então assine nossa newsletter e receba mais dicas e informações sobre o universo automotivo!

 

Sobre o autor

Grande Coreia

Grande Coreia

Deixar comentário.

Share This