Carros

Piloto automático: entenda como funciona e como pode ser utilizado

Grande Coreia
Escrito por Grande Coreia

Apesar de não ser um recurso novo, o piloto automático ainda é desconhecido de muitos motoristas brasileiros. Porém, esse equipamento vem sendo descoberto por muitos consumidores, que buscam mais conforto e conveniência na direção.

Acredite: ele faz grande diferença, principalmente em longas viagens. Ficou interessado? Então descubra agora tudo sobre o piloto automático.

O que é piloto automático e como ele funciona?

Também chamado de cruise control, o piloto automático é um recurso que proporciona ao motorista a possibilidade de manter uma velocidade constante, sem a necessidade de usar os pedais do acelerador ou do freio. Basta alcançar a velocidade desejada, acionar o dispositivo e descansar os pés.

Esse equipamento providencia acelerações em subidas e utiliza o freio motor em descidas, para que a velocidade fique sempre próxima daquela definida. Quase sempre é associado ao câmbio automático, o que permite trocas de marcha necessárias para cumprir o seu objetivo.

Caso precise, o motorista poderá intervir livremente, acelerando, freando ou alterando a velocidade programada. Ao acelerar, o sistema continua em funcionamento e a velocidade programada retorna após liberar o acelerador. Caso freie, o dispositivo é desligado.

Quais os tipos de piloto automático?

Com o automóvel recebendo cada vez mais recursos tecnológicos, surgem também diversos avanços para deixar o piloto automático ainda mais interessante. Veja agora as suas variações.

Piloto automático mecânico

Esse sistema foi o primeiro tipo de piloto automático e não é mais utilizado nos carros atuais. Funcionava sem nenhuma eletrônica. Era um sistema mecânico que acionava o pedal do acelerador quando necessário. A velocidade normalmente era definida por botões giratórios ou alavancas.

Piloto automático eletrônico

Com o advento das centrais eletrônicas nos automóveis, o piloto automático foi aperfeiçoado. Assim, ficou mais preciso na manutenção da velocidade e permitiu a instalação do equipamento também em veículos com câmbio manual. Porém, nesse tipo de transmissão o motorista precisa ficar atento, pois ele que será o responsável por trocar as marchas, caso necessário.

Outra novidade do piloto automático eletrônico foi a possibilidade de adicionar a função de limitador de velocidade. Nela, a velocidade estabelecida não é ultrapassada. Esse recurso é muito útil para evitar multas de trânsito.

A eletrônica também possibilitou o acionamento do piloto automático por botões no volante ou por uma pequena alavanca atrás da direção, semelhante às de seta e de limpadores.

ACC – Adaptative Cruise Control

Aqui está a última grande evolução dos sistemas de piloto automático. Quando o automóvel é equipado com o ACC, além de determinar a velocidade desejada, o motorista também programa a distância que deseja manter dos veículos à frente.

Feito isso, o dispositivo mantém a velocidade selecionada e freia automaticamente ao aproximar dos demais automóveis, mantendo a distância definida. É possível parar o carro, se necessário. Após passar pelo trânsito à frente, o veículo volta a acelerar para atingir novamente a velocidade desejada.

Quando utilizar o piloto automático?

O cruise control é mais utilizado em rodovias, principalmente as que possuem poucas curvas. Nelas, é possível manter uma velocidade constante por mais tempo. Porém, isso não impede de utilizar o recurso nas vias expressas urbanas, por exemplo.

Contudo, evite acioná-lo em trechos sinuosos ou com muito trânsito, pois não conseguirá tirar muito proveito do equipamento e ainda poderá tornar a condução perigosa.

E quais as vantagens desse sistema?

Os principais benefícios do piloto automático são o conforto e a comodidade em viagens longas. Com ele, o motorista pode descansar os pés enquanto cuida apenas da direção. Mas as vantagens não se limitam a isso.

O piloto automático também previne multas ao evitar alta velocidade por distração. Além disso, proporciona economia de combustível, por efetuar acelerações e reduções mais suaves do que a maioria dos motoristas.

Entendeu como o piloto automático pode ser bastante útil? Caso tenha oportunidade, não deixe de ter esse dispositivo no seu próximo carro. E também não perca a chance de ser avisado sobre artigos interessantes como esse. Assine a nossa newsletter!

 

Sobre o autor

Grande Coreia

Grande Coreia

Deixar comentário.

Share This