Dicas

Saiba como polir o carro em casa e economizar em 5 passos

Grande Coreia
Escrito por Grande Coreia

Todo dono quer ver o seu carro brilhando, não é mesmo? Quanto mais limpo, mais novo o possante parece ficar e mais destaque ganha o design do veículo. Entretanto, as lavagens completas, que usam cera de boa qualidade e polimento profissional, acabam não sendo baratas e por isso muita gente evita fazê-las. O que a maioria das pessoas não sabe é que é possível polir o carro em casa e deixá-lo com aspecto de novo, economizando bastante!

Quer saber como? Então, acompanhe a leitura e confira os 5 passos que nós preparamos para você!

1. Separar o material correto

Polir o carro em casa vai devolver o brilho e proteger a pintura do seu veículo. Mesmo que não seja um serviço complicado, você vai precisar de alguns materiais que podem ser encontrados em lojas automotivas:

  • pasta abrasiva;

  • cera líquida;

  • polidor composto;

  • lustrador;

  • cera cristalizadora;

  • pano de microfibra;

  • estopa fina ou algodão.

2. Lavar o carro

Após separar todos os materiais que serão utilizados, o indicado é lavar o carro para retirar qualquer sujeira ou impureza da superfície do veículo antes de polir.

Vale frisar que o automóvel precisa estar completamente seco para receber o polimento. Portanto, evite fazer o processo em dias de chuva, para que você alcance o resultado esperado.

3. Fazer o pré-polimento

Com o carro lavado, chegou a hora de prepará-lo para receber o polimento. Para isso, você vai passar uma pequena camada de cera líquida antes de aplicar a pasta abrasiva.

Feito isso, retire ambos produtos com o pano de microfibra. Aqui, a dica é usar apenas as partes lisas e também retirar a etiqueta do pano para evitar riscos e arranhões. Esse processo vai desgastar a pintura do carro e fazer com que toda a fuligem da peça seja retirada, evitando que possíveis defeitos da pintura se mantenham ao final do processo.

4. Realizar o polimento

Para dar início ao polimento do veículo, espalhe na superfície do carro uma pequena camada do polidor composto, com ajuda das mãos, e depois dissipe o resto em movimentos horizontais, utilizando o algodão ou a estopa fina.

Para finalizar o processo e selar os poros da pintura, passe o algodão, dessa vez em movimentos verticais. Depois, com o pano de microfibra em mãos, retire o excesso do polidor e espere a pintura secar um pouco.

5. Lustrar o carro

Após realizar todo os passos, chegou a hora de finalizar o processo e encerrar o polimento caseiro.

Aplique o lustrador utilizando a estopa da mesma forma, em movimentos horizontais, e depois em movimentos verticais. Lembre-se de que não é necessário retirar o excesso do lustrador da pintura.

Feito isso, aplique uma pequena quantidade de cera cristalizadora por toda superfície do veículo, em movimentos circulares, e retire o excesso com um pano de microfibra limpo. Assim, o polimento caseiro estará completo.

Além de ser fácil, cuidados desse tipo fazem toda a diferença na valorização e preservação do veículo ao longo do tempo, já que um carro em bom estado de conservação tem mais valor de mercado no momento da revenda.

Agora que você já sabe como polir o carro em casa, confira o nosso artigo com 4 dicas para não errar no volante!

 

Sobre o autor

Grande Coreia

Grande Coreia

Deixar comentário.

Share This